terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Windows 8 ou 8.1? Qual vale a pena?



A Microsoft tem suado a camisa para tentar promover o novo integrante da família Windows e  aparentemente o esforço tem surtido efeito...

O Windows 8 parece ter sido a grande sacada, desde o silencio que tivemos de 2009, com o Windows 7, até 2012. No seu lançamento poucos foram os usuários que resolveram vestir a camisa e mergulhar de cabeça nesse abismo obscuro, mas ainda sim houve uma quantidade considerável.

Fonte: StatCounter GlobalStats

As pesquisas do StatCounter apresentam o novo queridinho Windows 7 na liderança (com folga) e uma crescente ascensão do Windows 8 frente ao XP (a medida que nos aproximamos de seu ponto final).
Não é difícil de se imaginar o futuro desse gráfico, considerando que com o fim do suporte ao velho XP naturalmente haverá uma esmagadora quantidade de usuários dividindo-se entre as versões mais atualizadas do Windows e S.Os (Sistemas Operacionais) Livres.

Pois bem, depois desse blablabla, vamos ao que interessa: Windows 8 ou 8.1?
Se você nunca viu o Windows 8, cuidado há spoilers a frente! rsrsrsrs, pode ler a vontade.
A grande verdade é que o 8.1 não passa de um pacote de "melhorias" que a Microsoft criou com base, em parte, nas reclamações dos usuários devido as drásticas mudanças do 7 para 8, afim de oferecer uma "melhor" experiência ao usuário.
Com isso, a grande e avassaladora novidade que todo mundo comentou foi o "retorno" do Botão Iniciar (só o ícone, o menu foi pro saco mesmo)

O pacote de melhorias está disponível como atualização para todos os usuários (genuínos) do Windows 8! Se você está utilizando uma cópia "alternativa", sinto-lhe em informar que é melhor ficar quieto, do contrário poderá enfrentar um pequeno probleminha com a ativação! (Em breve detalharei).

Fora a novidade do menu iniciar, eu como usuário notei algumas leves melhorias no desempenho e algumas pequenas modificações e adaptações visuais, como a própria Microsoft afirma: o Windows 8.1 “não apenas responderá aos feedbacks dos usuários, mas também adicionará novos recursos e funcionalidades que melhoram a experiência em telas sensíveis ao toque e aproveitam o potencial dos dispositivos móveis”.

Resumindo: Se você tem Windows 8 Original, vai com tudo e atualiza logo pro 8.1. Se é cópia alternativa o risco é seu! Mas também o encorajo a testar.

Como meu foco é manter posts leves e curtos não serei chato a ponto de detalhar cada pixel modificado em cada meio centímetro de tela que a Microsoft modificou.
Primeiro post, primeira lagrima e quem venha inspiração para muitos outros! ;-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário